Como controlar seu stress no LoL

Como jogadora de LoL desde a S2 (grandes coisas né?), o que eu mais vejo o povo falando é que LoL causa um stress tão grande que a criatura quer socar a parede, quebrar o pc, enfiar o mouse no…olho daquele cara chato, bater pessoalmente em todo o time ruim e por fim, desinstalar antes que tenha um AVC, infarto, ou coisa do gênero.

Eu tenho que confessar que não posso dizer que não me irrito com LoL, que é só um jogo, porque não é bem assim, mas no geral eu sou uma pessoa tão calma que me irritar com qualquer coisa é bem raro mesmo. O ponto é…sempre tem um filho de laranja estragada que dá um jeito de meter uma furadeira na sua cabeça e acabar com seu dia! E como pessoa que adora ajudar os outros, eu saí por aí (virtualmente) e perguntei pra muita gente, mas o que diabos vocês fazem, quando se irritam no LoL? Muita gente pode ter uma contra medida pra não se irritar, queria muito saber quais são essas medidas, então mendiguei respostas na cara de pau mesmo.

Antes de qualquer resposta de um outro jogador, vou dizer o que eu faço pra não quebrar outro mouse por causa do LoL.

Tenho o pensamento de que me estressar só vale a pena se eu tiver com a saúde ruim, sem grana, devendo algo pra alguém ou num bad hair day do caramba, mas ao mesmo tempo eu tenho o pensamento de que eu estou investindo fucking 40 minutos (o máximo esperado) num game, enquanto podia estar fazendo um zilhão de outras coisas e é por fazerem eu perder meu tempo que eu perco a paciência, então eu vou lá, dou alt tab, ligo meu winamp e coloco a playlist mágica que chamo de ‘Macross Collection’, e problema resolvido. Fico lá cantando e dançando, imaginando milhões de coisas E jogando. Quando a coisa ta preta e eu to sem saco, eu muto todo mundo e só me comunico por pings, porque quando o time começa a brigar, meu cérebro declara GG e eu broxo de tal modo que preciso ligar o modo competitivo sanguinário.

Depois que comecei a mutar geral quando dá na telha, ouvir muita música enquanto jogo e pensar lá na borboleta voando na esquina, nenhum outro mouse ou qualquer outra coisa foi quebrada nessa casa 😀 e eu passei a jogar bem mais tranquila, é claro…que eu não consigo mudar as outras pecinhas que estão sentadinhas no computador, mas daí eu lanço minha fala principal: C’est la vie (é a vida).

Outra coisa que fortemente recomendo, se não quer se incomodar ou ser distraido(a) de qualquer modo, corta o chat all fora, resolve 50% do problema.

Vejamos agora o que outras pessoas fazem:

O Vitor, de 21 anos disse que “Para não me irritar espero meu time decidir suas roles antes de pegar meu campeão, também tenho o costume de ignorar ofensas ou mensagens desnecessárias feitas no chat in game..”

O Filipe, de 25 anos, disse: “Eu costumava me estressar muito no lol, para melhorar eu me conscientezei de que se eu fizer minha parte e melhorar mais cedo ou mais tarde eu vou acabar subindo, então eu passei a ignorar as burradas e os xingamentos que eles fazem e sempre dar o meu melhor pra garantir a vitória, se a pessoa estiver enchendo o saco ai dou logo mute, mas não gosto muito de dar mute pq isso atrapalha a comunicação do time.”

O Renato, de 22 anos , disse: “Costumo ou dar mute em haters, ou levar isso como só um jogo e tentar me divertir ou quando a situação ta complicada.. parar de jogar por um tempo.”

O Maikon, de 23 anos, disse: “Eu costumava beber enquanto jogava, era legal, acertava mais jogada do que normal hahahaha. Mas se irritar mesmo não, no máximo só uma bronquinha pelo Skype e nada mais, tudo acaba em risada perdendo ou ganhando xD.”

O Lucas, de 18 anos, disse: “Na minha opinião, o primeiro passo é entender os outros jogadores. Temos que estar cientes que todos possuem limitações e jamais jogarão da maneira que você gostaria. Sempre existirão os que perderão a lane, consequentemente feedando ou atrapalhando o time, e acima de tudo, sempre terão os “ragers”.

Mais do que você não se estressar, é necessário compreender que seus aliados eventualmente irão, e ao invés de alimentar essa raiva ou enfurecer junto, tente compreender o ponto de vista dele. O jogador provavelmente está frustado pelo fato da partida não estar saindo de acordo com sua vontade, somado a possíveis fatores externos.

É sempre importante manter o foco e pensar em maneiras que ajudarão a equipe a vencer. E mesmo que isso não ocorra, não se preocupe, pois assim como você e seu time está disposto a ganhar, o time adversário também estará, isso equilibra as chances a 50% de vitória para cada time. Se você procurar sempre fazer sua parte, e ser capaz de aumentar essa chance para 51% que seja, já será suficiente para eventualmente ganhar mais partidas a longo prazo. Procure sempre estar melhorando e encare a derrota como uma experiência.”

O Vinícius, de 23 anos, disse: “Eu sempre sou o último a escolhe o champ, não ligo de ir de suporte, jungle, etc … o que o time estiver precisando, em jogo tento sempre amenizar as brigas do pessoal, quando não da certo simplesmente dou mute e continuo jogando, simples assim.”

O Heitor, de 18 anos, disse: “Levo só como um jogo. Não brigo com players nem muto. Apenas meço se minhas jogadas tao boas e ligo uma musica pra tentar carregar. Fim de partida e vamos pra próxima.”

E por fim, o Rudah de 23 anos, disse: “Não faço nada; eu me irrito normalmente e reporto no final caso haja uma razão justa para o report. Eventualmente quando a toxidade começa na seleção de campeões, eu bloqueio os tóxicos no início da partida. Dá bons resultados isso.”

Como vocês podem ver, existem inúmeras maneiras de lidar com o stress no LoL e é claro, em qualquer outro MOBA ou jogo que tu dependa do time. Nem preciso dizer que dar a loca e dizer “não ajudo mais, vou jogar sozinho” e similares, é apenas prejudicial. A verdade é que ninguém pode se garantir de frente com um monte de possibilidades inesperadas nas partidas. O melhor a fazer é dar uma lida nesses depoimentos de jogadores e tentar seguí-los. E claro, não tem nada que possamos fazer pelos players que não tem respeito nenhum por ninguém. Respeito é uma coisa que tu aprende desde casa e te segue a vida inteira, e sabemos que tem muita gente que não tem uma boa educação dos pais/responsáveis e nem desenvolve interesse em buscar tê-la em outro lugar.
Deixo aqui meus agradecimentos aos meninos por contribuir para o post, é muito importante saber o que os jogadores reais pensam, e não só eu.

Obrigada ao pessoal do meu grupo de LoL, o S.O.S Iniciantes de LoL:
https://www.facebook.com/groups/206872142802818/

Obrigada ao pessoal da comu do LoL que migrou do Orkut pro VK, chega lá se tu curte o game: https://vk.com/leaguebrasil

É isso aí pessoal, nos vemos no próximo post, sejá lá sobre o que ele for. Tem sugestões de temas? Não se acanhe! Mande e-mail para liziasc@gmail.com com o sua ideia ou necessidade e eu e o Creeve vamos fazer nosso melhor!

Leave a comment

Filed under Uncategorized

Leave a Reply

