Breathing Music – Ozaki Yutaka, um músico revolucionário

Image

Por sugestão de um amigo do facebook (Kaue) hoje eu vou escrever sobre este artista que vocês vêem no título. Ozaki Yutaka não era apenas um cantor legal, ele ainda é um dos maiores ícones da música jovem japonesa, tanto como cantor quanto como compositor. Ele revolucionou a música nos anos 70 e 80 falando sobre seus sentimentos profundos e perturbados, confusos, como um bom jovem. Ele abriu seu coração sobre problemas comuns entre adolescentes e seu descontentamento com muitas coisas no seu país e nós sabemos (pessoas com 20 e poucos anos) que isso sempre faz o cenário musical virar de pernas pro ar, que por um tempo falar sobre as coisas de forma tão nua é extremamente mal visto.

Este ícone infelizmente não teve uma vida longa. Nasceu em 29 de novembro de 1965 em Tokyo, Japão e teve alguns problemas ao nascer que ele foi superando com o aprendizado de artes marciais, um pouco depois em 1975 ele começou a tocar piano e fez um poema. Teve sua primeira performance ao vivo no festival de sua escola em 1978. Akira Sudo o descobriu em 1983 e ele assinou com a Sony records.Durante sua carreira emocionou e mobilizou uma geração, deixando suas canções para perpetuarem pelos anos seguintes.

Image

Em 25 de abril de 1992 Ozaki foi achado bêbado, inconsciente e nu em um beco de Tokyo e apesar de ter ido ao hospital, logo foi liberado…morrendo algumas horas depois. A causa estipulada foi um edema pulmonar, mas das tantas teorias o homicidio é a mais popular. Ele deixou para trás sua esposa Shigemi e um filho, Hiroya.

Eu estou acostumada a ver ícones da música se matando ou sendo mortos, mas ainda assim eu sinto um pesar no peito com esse tipo de coisa. Como se o preço do talento fosse alto demais.

Desde sua morte muitos artistas até hoje performam inúmeros covers de suas canções. Thelma Aoyama, Mika Nakashima, Kazumasa Oda, Ryuichi Kawamura, Hikaru Utada, Ayaka, Kobukuro, Tsuyoshi Domoto e muitos outros artistas japoneses fizeram cover de sua canção “I love you”. Debbie Gibson também fez uma versão em inglês da música de Ozaki em 2010 e Marty Friedman fez uma versão instrumental da mesma música em 2011. Nanase Aikawa, Goto Maki e Tomiko Van fizeram cover da canção “Oh My Little Girl.” Shunsuke Kiyokiba fez covers de taiyou no hahen e futatsu no kokoro. Shimizu Shota fez cover de Forget-Me-Not e Mr.Children de Boku ga boku de aru tame ni em “ap” bank fes 2010. E sabe a BENI que vimos na semana retrasada? Ela fez cover de I Love you também!

Image

Ele até mesmo teve uma novela (TV-drama) contando sua vida e eu o indico a qualquer um curioso ou recém fã, eu mesma vou procurar depois! O título é “Kaze no Shounen” que foi exibido em 2011.
Meu pesar é grande quando pessoas assim acabam do jeito que ele acabou, mas agora vamos ficar com algumas performances deste incrível artista e o cover da BENI também ;D

E o cover da BENI de I love you:

Image

Bom, com essa tarde nublada e a ventania eu me despeço de vocês por hoje e po, me emocionei ‘-‘. Espero que ele toque os seus corações também, afinal, música é isso minha gente. E quer saber? Talvez eu faça um cover de I love you também! ;D nunca se sabe :3

E muito obrigada Kaue adorei sua sugestão! Semana que vem teremos outra sugestão da galera! Quer a sua sugestão aqui? Comente :3

Advertisements

Leave a comment

Filed under Música, News

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s